FERNANDO DE NORONHA – PARTE II – AS PRAIAS

Fernando de Noronha é, sem dúvida, o lugar que possui as praias mais lindas do Brasil. São mesmo de encher os olhos e encantar a alma!!! Neste post falaremos um pouquinho de cada uma delas:

Praia do Sancho:

Considerada a praia mais bonita do Brasil, o Sancho impressiona pela cor azul turquesa de suas águas. É um ótimo lugar para um banho de mar e um dos melhores pontos para mergulho.

Para chegar até o Sancho, é preciso pegar um bugue na cidade, o qual te deixará na entrada que dá acesso à praia. Aqui é necessário comprovar o pagamento do ingresso para entrada no Parque (mais detalhes no post “Fernando de Noronha – Parte I).

No local onde se faz o controle de acesso à praia, há infraestrutura de loja, banheiro, chuveiro e lanchonete. A partir de lá, iniciam-se passarelas que levam a dois mirantes (dos Golfinhos e do Morro dos Dois Irmãos) e à escadaria que dá acesso à praia do Sancho. 

O alto do penhasco, antes da escadaria que dá acesso à praia, é um lugar excelente para tirar fotos incríveis. 

Para colocar os pés na areia, é necessário descer por uma escadinha instalada numa fenda apertada e depois descer mais uma sequência de degraus. A praia em si não conta com infraestrutura de banheiros e bares, por isso, para passar o dia, é necessário levar uma bolsa térmica com água e algo para matar a fome. Não esqueça do protetor solar, pois não há praticamente sombra para se esconder do sol. Algumas pousadas fornecem guarda-sol e toalhas para banho de mar.

Imagem

ImagemImagemImagemImagemImagem

Imagem

Baía dos Porcos:

A Baía do Porcos é o cartão postal de Fernando de Noronha. Trata-se de uma praia pequena e charmosíssima, com água de cores lindamente azuis e, ainda, com vista para o Morro Dois Irmãos.

Da passarela de acesso à praia do Sancho, é possível chegar ao mirante que dá vista tanto para a Baía dos Porcos quanto para o Morro dos Dois Irmãos.

Foi na Baía dos Porcos que nós dois fizemos o mergulho de snorkel mais lindo da nossa viagem. Tão logo mergulhamos, demos de cara com um cardume gigantesco de sardinhas e dali em diante era só vida marinha: tartarugas, arraias, caranguejos, peixes e mais peixes de diferentes cores e tamanhos. Um espetáculo para os olhos e para a alma!

O acesso à Baía dos Porcos se dá pela Praia Cacimba do Padre, de onde sai uma trilha curtinha, com trecho de pedras no finalzinho.

Assim como no Sancho, não há infraestrutura na Baía dos Porcos.

ImagemImagemImagem

Praia do Atalaia:

A visita à praia do Atalaia deve ser agendada com antecedência, pois o Instituto Chico Mendes controla o acesso de visitantes por dia. Além disso, não é possível fazer a trilha aos sábados e domingos, pois nesses dias o IBAMA está fechado. O acesso só pode ser feito com guias credenciados e durante a maré baixa. Isso, porque a praia do Atalaia é protegida por recifes e, na maré baixa, forma uma piscina natural rasinha e transparente, concentrando ali um dos principais berçários de vida marinha de Fernando de Noronha.

Para mergulhar nessa piscina natural, é preciso observar algumas regras, tais como não usar protetor solar (nem mesmo no rosto), nem nadadeiras, nem tênis e entrar na água desde o início boiando para não encostar nos corais (por isso, aconselha-se o uso de coletes, o que, na nossa opinião, deveria ser obrigatório).

É inacreditável quanta vida se vê nesse local! Foi aqui que vimos bem de pertinho o primeiro tubarão limão da nossa viagem!!!!

ImagemImagemImagemImagem

Baía do Sueste:

A baía do Sueste é uma praia bonita, de águas de coloração esverdeada e calmas. Possui muitas tartarugas marinhas, o que faz com que o mergulho por aqui seja bastante atraente.

Enquanto estávamos na ilha, a estrutura de controle de acesso do Instituto Chico Mendes à Baía do Sueste ainda não estava completamente implantada. Nos parece que o acesso a esta praia também será condicionado ao pagamento da taxa, informe-se antes.

É no Sueste que está localizada a famosa pousada Maravilha (www.pousadamaravilha.com.br).

Imagem

Imagem

ImagemImagemImagemImagemImagem

Praia do Leão:

A praia do Leão é a maior do arquipélago e também a que possui o maior índice de desova de tartarugas marinhas (informe-se com o Projeto Tamar sobre o período de abertura dos ninhos). O nome “Praia do Leão” veio da rocha que fica em frente à praia e que lembra a figura de um leão marinho deitado. É uma das praias mais desertas de Noronha.

A praia não tem infraestrutura.

Imagem

Praia Cacimba do Padre:

Possui uma faixa de areia extensa e permite a visão de um dos Morros dos Dois Irmãos. A praia da Cacimba do Padre disputa a preferência dos surfistas com a Praia do Boldró. Através da Cacimba do Padre temos acesso à trilha para a Baía dos Porcos.

Imagem

Praia Buraco da Raquel:

O nome dessa praia vem de uma fenda cavada numa rocha pelas águas do mar. Segundo contam, Raquel era a filha de um comandante militar que costumava se esconder nessa cavidade para chorar. O acesso à praia Buraco da Raquel se dá pelo Museu dos Tubarões. Não é uma praia para banho.

Imagem

Praia do Cachorro:

Bastante frequentada pelos moradores da ilha por ser próxima à Vila dos Remédios e ter acesso fácil.

Praia da Conceição:

Localiza-se no pé do Morro do Pico, com acesso pela Vila dos Remédios, a partir de uma estradinha que sai do lado do banco Santander (caminhando pela areia passando pela Praia do Meio e do Cachorro).

Fernando de Noronha - outubro - 2012 131 Fernando de Noronha - outubro - 2012 133

Praia do Boldró:

É a praia que disputa a preferência dos surfistas, com ondas que podem chagar até cinco metros.

ImagemImagem

Praia do Porto de Santo Antônio:

É a praia onde acontece o embarque e desembarque dos barcos de passeio turístico e também das embarcações que abastecem a ilha. Tudo que existe na ilha vem do continente, daí o motivo das coisas em Noronha serem tão caras. Um simples picolé de fruta pode chegar a custar R$ 8,00.

A praia do porto possui águas calmas e perto da sua orla, existe um navio grego naufragado, motivo pelo qual o mergulho de snorkel nesse local é bastante convidativo.

ImagemImagemImagemImagem

Agora que falamos das praias de Noronha, dois alertas são importantes:

– lembre-se sempre que Fernando de Noronha é uma ilha e, como tal, sujeita à fortes correntes marítimas. Assim, evite mergulhar desacompanhado.

– por ser um Parque Nacional Marinho, informe-se sempre sobre as restrições de acesso à praias e trilhas, para evitar problemas com a fiscalização. A coleta de pedras e conchas é crime!

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: