ROMA EM 4 DIAS – hospedagem, roteiro e dicas – 4º DIA

O último dia em Roma foi mais light, com bem menos atrações que os anteriores.

Acordamos cedo e seguimos para conhecer a Galleria Borghese. Já havíamos adquirido o ingresso antecipadamente, pela internet, no Brasil. A reserva era para às 9hs da manhã. Nela há obras de Gian Lorenzo Bernini, Caravaggio, Tiziano, Rafael, Botticelli, dentre outros artistas. Os ingressos são vendidos em lotes de 2 horas e somente com antecedência. As entradas acontecem nos horários de 9h, 11h, 13h, 15h… Site para reservas: http://www.galleriaborghese.it

Saindo da Galleria, passeamos pela Villa Borghese, um parque enorme e charmoso de Roma.  Almoçamos um sanduíche na Piazza di Spagna e aproveitamos para conhecer a loja oficial do Pinocchio, situada também na Piazza di Spagna. Obviamente, aproveitamos para despedir do delicioso tiramissu da Pompi (que saudade…!)

Em seguida, pegamos o metrô e fomos conhecer a Basílica de São João de Latrão (San Giovanni in Laterano, localizada na Praça Giovanni Paolo II. É a Catedral do bispo de Roma, considerada a mãe de todas as igrejas do mundo. É uma das quatro basílicas patriarcais de Roma. As outras três são Basílica Vaticana, que manifesta a igreja apostólica fundada sobre o apóstolo Pedro; a Basílica Ostiense, que manifesta a igreja católica fundada sobre a missão de Paulo; e a Basílica Liberiana, ou Mariana que manifesta a igreja santa gerada com Cristo de Maria. Vinte e um papas da Igreja católica estão enterrados na Basílica de São João de Latrão. A entrada é gratuita.

Saindo da Basílica, seguimos rumo a Basílica Santa Maria Maggiore , antiga basílica católica considerada a maior das igrejas dedicadas à Virgem Maria em Roma, sendo uma das quatro maiores basílicas da cidade.

Voltamos para o hotel, arrumamos as malas, e nos despedimos de Roma…